Wednesday, April 4, 2012

Saiba mais sobre máscaras de mergulho

Saiba mais sobre máscaras de mergulho

A máscara pode enriquecer a experiência do mergulho ou pode simplesmente arruinar tudo. É difícil desfrutar do mergulho se ela alaga ou embaça internamente o tempo todo. Por isso você precisa achar a sua máscara ideal.
Máscaras de mergulho não são fabricadas exatamente iguais, quando você pensar em comprar sua máscara de mergulho, imediatamente vai perceber a enorme variedade de estilos, formatos e características.
Elas são projetadas para encaixar em diferentes tipos de rosto. Embora pareça simples, é um item indispensável, uma máscara quebrada pode comprometer completamente uma viajem de mergulho.
Todas as máscaras são compostas no mínimo por:
  • Lentes
  • Tira para a cabeça
  • Bolso de nariz ou compartimento de nariz
  • Saia.
Analise a composição e função desses quesitos e teste qual se adequa melhor a você e ao seu rosto. Quanto maior for o tempo gasto em terra para achar sua máscara perfeita, maior será sua recompensa quando estiver mergulhando.
Avalie se a máscara que você está usando está boa mesmo, algumas caracteristicas exclusivas podem até tentar te seduzir, mas fique atento aos pontos fundamentais na escolha para achar sua máscara ideal.
Teste da Máscara
Se a máscara não se encaixar direito no seu rosto, ela vai te incomodar o mergulho todo. Existem diversos tamanhos e formas, projetados para diferentes objetivos.
Para escolher a máscara que melhor se adapta ao seu rosto, apenas coloque-a no rosto, sem colocar a tira em torno da cabeça, inale pelo nariz, e segure a respiração. Agora olhe para o chão, se ela permanecer no seu rosto ela encaixa, se ela cair não encaixa. Se você tem bigode, é possível que a vedação nessa parte da saia fique comprometida. Alguns mergulhadores aparam, outros passam um composto de silicone,ou dão algum jeito pessoal.
A Saia
A saia é a parte da máscara que cria uma vedação na face do mergulhador. Saias mais modernas são feitas de silicone hipo-alérgico disponíveis em uma grande variedade de cores. Quanto mais clara for a saia de sua máscara, mais luz periférica você terá. Saias escuras são frequentemente preferidas por fotógrafos subquáticos, pois reduz o vazamento de luz na visão.
Compartimento ou bolso do nariz
Ao usar a máscara, você deve ser capaz de pinçar o nariz facilmente para equalizar o ar nos ouvidos quando começar a descer. O nariz deve ficar alojado dentro do compartimento sem estar apertado ou desencaixado.
Tiras
As tiras da máscara estão disponíveis em borracha, silicone ou neoprene. Máscaras de neoprene são frequentemente preferidas pelos mergulhadores de águas quentes que não usam capuz, porque os cabelos não engancham na tira de neoprene. Os mergulhadores de águas frias preferem as tiras de borracha ou silicone, porque tendem a não cair, são mais fáceis de ajustar, mesmo quando estiver usando luvas grossas de mergulho.
Lentes
Um fator importante para segurança quando for comprar sua máscara de mergulho é se a lente é de vidro temperado. Se a máscara não oferece lentes temperadas, desconsidere essa máscara. O vidro temperado resiste a arranhões e oferece mais resistência a impactos, maior segurança em relação a pressão em mergulhos profundos.
Máscaras de mergulho oferecem uma grande variedade de opções de lentes, com formatos diferentes, individuais,duplas ou panorâmicas. Você também pode inserir graus de correção de miopia ou estigmatismo nas lentes. Máscaras que oferecem visão panorâmica podem aumentar sua visão periférica e sua habilidade para fazer a varredura.
Embaçamento
Para evitar embaçamento interno da máscara, devido a condensação na lente, muitos mergulhadores colocam saliva na parte interna da máscara, e lavam em seguida. O objetivo é deixar uma fina camada de saliva no interior da lente. Cuspir não funciona muito bem se a lente ainda estiver seca, por isso só use essa técnica um pouco antes de iniciar o mergulho. Embaçamento interno pode ser um incômodo, bloqueia a vista do mergulhador em ambiente subaquático, podendo faze-lo perder referência dos seus arredores. O responsável pelo embaçamento é um verniz protetor deixado pelo revestimento, no processo de fabricação da lente. Se esse resíduo não é removido, a máscara embaça. Além do clássico método da saliva, existem outras providências que você pode tomar para evitar o embaçamento das lentes no mergulho.
Por exemplo, passar creme dental (sem agentes clareadores ou grânulos)na parte interna da máscara é extremamente eficaz para remover o verniz protetor. Espalhe, deixe agir alguns minutos e enxague, repita a operação.Também existem produtos especializados no mercado para remover esse resíduo da lente, e alguns mergulhadores consideram mais eficazes do que cuspir na parte interna da máscara.
Refração da luz
A refração de luz que ocorre na máscara faz os objetos aparentarem estarem mais perto e serem maiores, a medida que o mergulhador desce, a água age como um filtro de cor eliminando a cor vermelho do espectro visível da luz do sol, e potencializando cada vez mais o azul.
Limpeza
Depois dos seus mergulhos lave bem sua máscara por dentro e por fora, se possível deixe-a um pouco submersa na água. Não deixe exposta ao sal, areia ou luz solar. Cuide de sua máscara e ela durará anos.